05 de Novembro de 2020

BRK Ambiental já utiliza reserva de água adicional para manter abastecimento no município. Concessionária alerta para restrição no consumo de água.

Novembro chegou e as chuvas com mais regularidade e intensidade não vieram. Medições do índice pluviométrico na captação de água de Santa Gertrudes apontam que o total de precipitações do último mês foi de 30,4mm (milímetros); pior que o acumulado em outubro de 2014, que foi de 32,8 mm, quando a região Sudeste enfrentou a pior crise hídrica da história. 

A estiagem em Santa Gertrudes tem se estendido durante todo este ano. Nos meses de abril, maio e julho não foi registrada nenhuma ocorrência de chuva no município. 

Com o reduzido volume de precipitações, o Córrego Santa Gertrudes, principal manancial de captação de água bruta do município, está com nível baixo e crítico. Nesta semana o córrego está com 0,84m sendo que, em período fora de estiagem, esse nível fica em 1,20m.  

As poucas chuvas que atingiram a cidade no último final de semana totalizaram 20,6mm, porém ainda não foram suficientes para recuperação de nível do manancial.

Essa condição fez a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, adotar uma nova medida de enfrentamento ao cenário de estiagem. A reserva de água da Lagoa São Bento II e da represa próxima ao Granúncio já está sendo adotada adicionalmente à captação, buscando manter a capacidade de abastecimento para o município.

A BRK Ambiental informa que, apesar das condições críticas, o serviço de abastecimento de água permanece regular na cidade. A empresa tem colocado em prática uma série de ações buscando evitar um racionamento, mas a medida não está descartada para as próximas semanas. 
“Estamos trabalhando forte e preventivamente para evitar o racionamento. Racionar o uso de um recurso natural é uma medida radical, por isso, ela só será adotada em última instância, caso a situação de escassez de chuvas se prolongue”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da concessionária.

Diante da longa estiagem, a empresa reforça a importância do compromisso dos gertrudenses em reduzir e, neste momento, restringir o consumo de água. 
“Temos que unir esforços para superar a atual estiagem. O acumulado de chuvas em 2020 é o menor dos últimos anos, assim, reforçamos o alerta para a necessidade de um consumo sustentável da água, sem desperdícios. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo”, reforça. 

A BRK Ambiental disponibiliza uma página na internet com informações e dicas sobre consumo consciente. Acesse www.consumoconsciente.brkambiental.com.br e acompanhe que mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia, é possível utilizar a água de forma consciente, evitando desperdícios.